Páginas

terça-feira, 1 de abril de 2014

GESTÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LOURENÇO DO SUL: QUALIFICAÇÃO DOS PROCESSOS NO ÂMBITO EDUCACIONAL

    Os gestores das escolas municipais de Ensino Fundamental e de Educação Infantil participaram, no dia 28 de março na Associação Comercial e Industrial (ACI), do primeiro Fórum de Gestores do ano de 2014 juntamente com a Secretária de Educação, Cultura e Desporto Profª Fernanda Bork e a Secretária Adjunta de Educação Profª Anete Peglow.
   Após dar as boas vindas às Equipes Diretivas, a secretária Fernanda Bork informou que entrou em vigência no último dia 27 o Programa Municipal de Incentivo a Leitura Docente aprovado pela Câmara dos Vereadores. Explicou os objetivos do programa e sua metodologia de funcionamento. No momento foi disponibilizada uma lista de sugestões de bibliografias para aquisição, juntamente com uma cópia da Lei N.º 3.488.
  Na continuidade da reunião, contamos com a participação da Coordenadora Pedagógica Geral, Profª Jacqueline Moreira Dieckmann que na oportunidade colocou assuntos como: acesso à página do PDDE Interativo e datas das próximas formações docentes.
   A Secretária de Educação também abordou os objetivos (geral e específicos) da SMECD para o corrente ano e salientou a importância dos gestores na concretização dos objetivos expressos.



   O fórum de gestores tem caráter formativo, daí a ênfase de mobilizar reflexões, foi feito então o seguinte questionamento: A SMECD, sozinha, vai conseguir atingir estes objetivos? Quem terá papel essencial na conquista destes objetivos?
   Pensando na importância do gestor, queremos saber quais as suas expectativas para o ano de 2014.
  Logo a Profª Fernanda colocou no quadro o seguinte questionamento: Gestor (a) quais as tuas expectativas para o ano de letivo de 2014? Os gestores, individualmente, deveriam resumir suas expectativas em uma palavra que foi escrita em uma tira de papel. Após foi solicitado que cada gestor lesse  a sua palavra e explicasse de forma breve. Em seguida através das palavras expressas pelos gestores o grupo formou uma frase geral através da pergunta: O que o grupo de gestores espera do ano letivo de 2014? Após a construção da frase, a próxima atividade foi direcionada através da pergunta: Qual a importância do gestor na escola para alcançar as expectativas expressas e o objetivo geral do grupo? 

  
 De posse desse quadro, os gestores construíram um objetivo comum a todos: " Comprometer-se com a continuidade da busca do conhecimento qualificando e inovando as práticas pedagógicas."


    Logo, com o texto "Trabalho coletivo orquestrando as ações na escola" de Cláudia Davis, o grupo se dividiu em grupos menores que representaram a importância do gestor para alcançar seus objetivos através de cartazes com recortes e colagens. Todos expuseram sua ideias.













   
   Muitos livros foram sugeridos para estudo dos gestores e a maioria decidiu que nos próximos encontros, farão leitura e seminário do livro "Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização" de José Carlos Libâneo. No final da reunião, o grupo, juntamente com a secretária Fernanda Bork, acordou que em função da organização do Seminário Regional de Educação, o Fórum de Gestores deverá acontecer a cada duas semanas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será enviado para análise e publicado posteriormente.