Páginas

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

ACOLHIDA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO 2015

Durante a última sexta-feira (20), no Galpão Crioulo do Camping, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), promoveu a acolhida aos professores e funcionários da Rede Municipal de ensino.
A Secretária da SMECD, Fernanda Bork, destacou o objetivo da acolhida. “Buscamos promover um espaço de integração entre todos aqueles que compõem a rede municipal de ensino. Propomos este reencontro para realizar a abertura do ano letivo de 2015”- afirma.
Durante todo dia aconteceram diversas atividades. A abertura da acolhida foi por conta do Coordenador de Artes da SMECD, Danilo Kuhn, acompanhado pela cantora Luciana Mello. O ápice do evento foi a palestra ministrada pela Professora Doutora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Jara Lourenço da Fontoura.
A palestra foi pautada com uma seqüência de atividades visando conscientizar os professores da Rede Municipal sobre sua importância na formação educacional dos jovens. Temas como experiências educativas e profissionais, relatos, e o envolvimento dos mesmos, que muitas vezes vai além da sala de aula, foram distribuídos entre as atividades.
Jara destaca os valores a serem mantidos em mais um ano letivo. “A importância de ver no outro que tudo pode dar certo; criar condições e exercer a profissão com amor, pois o amor viabiliza enxergar além das pessoas” – destaca.
Após, aconteceu à atividade “Somos todos importantes: eu também tenho algo para contar”, onde os professores da Rede Municipal relataram as experiências vividas na escola. O músico e Professor de Educação Artística da E.M.E.F. Castro Alves, Maurício Antônio B. Veiras, relatou a dinâmica de suas aulas. “Gosto de diversificar o aprendizado dos alunos, trabalhando com teatro, música, dança, arte visual e plástica” – relatou.  
Veiras salientou também a importância da atividade de acolhida realizada pela SMECD. “É uma forma de motivar e valorizar nosso trabalho, pois, muitas vezes, nos emocionamos ao ver o crescimento pessoal e profissional de nossos alunos” – completa.
Em outra dinâmica os professores foram separados em grupos, por escolas, onde deveriam definir tudo aquilo que é esperado nesse ano letivo. Valores como comprometimento, respeito, diálogo e tolerância são os mais buscados entre os professores.
Fátima Armesto, professora atuante há cerca de vinte e cinco anos, e que trabalha na sala de recursos da E.M.E.F. Armando das Neves com projetos de literatura, relata sobre suas experiências em sala de aula. “Trabalhar com a alfabetização de jovens e adultos (EJA) foi uma experiência muito gratificante, pela forma como os alunos enxergam os sucessos dentro da escola; quando o objetivo é atingido, a satisfação é maior” – afirma.
Fátima relatou sobre a importância da atividade realizada pela SMECD. “A acolhida é uma injeção de ânimo a todos aqueles que estão recomeçando, porque na escola, é um recomeçar diário” – completa.
A Secretária Fernanda deixou uma mensagem a todos os professores e funcionários da Rede municipal. “Precisamos acreditar, acompanhar e trabalhar para que nossa educação tenha cada vez mais qualidade. Quero reafirmar que a SMECD acredita no trabalho desempenhado por cada professor e funcionário de escola” – finaliza.
A Acolhida à Rede Municipal de ensino contou com apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio – Economia Solidária, Hugo Hinterholz Logística e Ambientação e Erva Mate Safra, que distribuiu erva mate a todos os participantes.













 






































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será enviado para análise e publicado posteriormente.