Durante a última sexta-feira (20), no Galpão Crioulo do Camping,
a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto
(SMECD), promoveu a acolhida aos professores e funcionários da Rede Municipal
de ensino.
A Secretária da SMECD, Fernanda Bork, destacou o objetivo da
acolhida. “Buscamos promover um espaço de integração entre todos aqueles que
compõem a rede municipal de ensino. Propomos este reencontro para realizar a
abertura do ano letivo de 2015”- afirma.
Durante todo dia aconteceram diversas atividades. A abertura da
acolhida foi por conta do Coordenador de Artes da SMECD, Danilo Kuhn,
acompanhado pela cantora Luciana Mello. O ápice do evento foi a palestra
ministrada pela Professora Doutora da Universidade Federal do Rio Grande
(FURG), Jara Lourenço da Fontoura.
A palestra foi pautada com uma seqüência de atividades visando
conscientizar os professores da Rede Municipal sobre sua importância na
formação educacional dos jovens. Temas como experiências educativas e
profissionais, relatos, e o envolvimento dos mesmos, que muitas vezes vai além
da sala de aula, foram distribuídos entre as atividades.
Jara destaca os valores a serem mantidos em mais um ano letivo.
“A importância de ver no outro que tudo pode dar certo; criar condições e
exercer a profissão com amor, pois o amor viabiliza enxergar além das pessoas”
– destaca.
Após, aconteceu à atividade “Somos todos importantes: eu também
tenho algo para contar”, onde os professores da Rede Municipal relataram as
experiências vividas na escola. O músico e Professor de Educação Artística da
E.M.E.F. Castro Alves, Maurício Antônio B. Veiras, relatou a dinâmica de suas
aulas. “Gosto de diversificar o aprendizado dos alunos, trabalhando com teatro,
música, dança, arte visual e plástica” – relatou.
Veiras salientou também a importância da atividade de acolhida
realizada pela SMECD. “É uma forma de motivar e valorizar nosso trabalho, pois,
muitas vezes, nos emocionamos ao ver o crescimento pessoal e profissional de
nossos alunos” – completa.
Em outra dinâmica os professores foram separados em grupos, por escolas, onde deveriam definir tudo aquilo que é esperado nesse ano letivo. Valores como comprometimento, respeito, diálogo e tolerância são os mais buscados entre os professores.
Em outra dinâmica os professores foram separados em grupos, por escolas, onde deveriam definir tudo aquilo que é esperado nesse ano letivo. Valores como comprometimento, respeito, diálogo e tolerância são os mais buscados entre os professores.
Fátima Armesto, professora atuante há cerca de vinte e cinco
anos, e que trabalha na sala de recursos da E.M.E.F. Armando das Neves com
projetos de literatura, relata sobre suas experiências em sala de aula.
“Trabalhar com a alfabetização de jovens e adultos (EJA) foi uma experiência
muito gratificante, pela forma como os alunos enxergam os sucessos dentro da
escola; quando o objetivo é atingido, a satisfação é maior” – afirma.
Fátima relatou sobre a importância da atividade realizada pela
SMECD. “A acolhida é uma injeção de ânimo a todos aqueles que estão
recomeçando, porque na escola, é um recomeçar diário” – completa.
A Secretária Fernanda deixou uma mensagem a todos os professores
e funcionários da Rede municipal. “Precisamos acreditar, acompanhar e trabalhar
para que nossa educação tenha cada vez mais qualidade. Quero reafirmar que a
SMECD acredita no trabalho desempenhado por cada professor e funcionário de
escola” – finaliza.
A Acolhida à Rede Municipal de ensino contou com apoio da
Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio – Economia Solidária,
Hugo Hinterholz Logística e Ambientação e Erva Mate Safra, que distribuiu erva
mate a todos os participantes.

.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário será enviado para análise e publicado posteriormente.